Como valorizar sua Varanda!

OLAR!

Para muitas pessoas o sofá da sala é um refúgio para quem chega em casa depois de um dia intenso de trabalho, ás vezes só queremos nos esparramar ali, assistir tv, ouvir uma música ou só pensar na vida. E já pensou fazer isso e muito mais naquele cantinho que você tem ali do lado de fora, que muitas vezes não está sendo valorizado como você gostaria? E é sobre a varanda, este espaço muitas vezes apertadinho, mas indispensável, que iremos falar hoje.

A varanda é um ambiente que serve para relaxar, receber a família e os amigos, cozinhar, plantar uma horta e até mesmo criar um espaço para home office.

Digamos que você queira dar uso para sua varanda e não sabe como começar, a primeira dica é: chame um arquiteto que você se identifique, pois com a ajuda dele você
consegue transformar qualquer cantinho, no SEU cantinho.

VARANDA É O QUINTAL DO APÊ

Varandas pequenas podem e devem ter clima de aconchego, remetem o quintal de casa dentro do apartamento. O estilo de vida irá ditar a decoração e o uso que se dará para
este espaço. Você prefere um cantinho para meditar ou uma mesa para receber os amigos? Caso sua varanda seja muito pequena talvez você tenha que abrir mão de alguma atividade. Ou não! Dá uma olhada nessas varandas pequenas, porém cheias de personalidade.

A varanda é pequena e sua parada é receber muitos amigos? O ideal é projetar um banco e usar toda a extensão da varanda, a marcenaria é uma boa aliada para fazer com a medida certa do ambiente, aí você pode decorar com almofadas e futons para dar mais conforto aos seus convidados. Quando a varanda é estreita, colocar um banco acaba ficando inviável, mas se mesmo assim você quer ter um espaço para reunir os amigos, opte por seat gardens, banquinhos, pufes, cadeiras estreitas em conjunto com mesinhas laterais, (ih!) também não tem espaço pra mesinha? Calma! Você pode improvisar e instalar um balcão com suporte móvel no guarda-corpo nos dias que for receber.

A varada pode até ser apertada, mas é ela que conecta o seu mundinho (seu apê) pro mundo lá fora! Então fica muuuito mais charmosa se tiver um verdinho, né não? Sou fã de plantas em todo os ambientes, mas na varanda acho essencial. Ela pode te ajudar a deixar o cantinho mais relaxante, com vida! E além disso pode auxiliar na privacidade, caso você não tenha pele de vidro e persiana. Pega essa dica, bebê! Alguns apartamentos acabam perdendo a privacidade quando tem um outro apartamento vizinho muito próximo, para amenizar essa falta de privacidade você pode instalar alguns cachepôs no guarda-corpo pelo lado de dentro, só verifica antes se seu condomínio permite, se sim, você poderá até ter um jardim vertical, olha que bacana. Aproveita para plantar uma hortinha!

VARANDA: ESPAÇO ZEN

Em tempos de correria desenfreada, um espaço em casa para desacelerar é uma excelente pedida. Seja lá qual for a crença, um espaço para olhar para dentro de si acaba sendo uma terapia. É o canto perfeito para atividades como meditação, ioga e pilates, ou simplesmente para o descanso, longe da televisão e do barulho. Crie um clima de relaxamento com futons, velas, almofadas e claro, plantas!

VARANDA INSPIRA TRABALHO SIM!

É, além de ser o lugar mais arejado da casa, também é o lugar que mais recebe iluminação natural, o que ajuda na concentração para qualquer trabalho. Caso você esteja procurando um lugar para home office, comece a considerar fazer na varanda.  O ideal é uma varanda fechada com pele de vidro, em caso de chuva, o vidro protege os livros e objetos de escritório.

CANTINHO DA LEITURA

Ah, você mora sozinho ou o apê é compartilhado por um casal que aprecia uma boa leitura… então vocês vão querer um cantinho para relaxar, para ler um livro, ouvir uma música, beber um vinho. Nunca tinha pensado nessa possibilidade para sua varanda? Deu até vontade, né! Escolha a poltrona mais confortável ou um futon bem grandão, deixe o lugar mais aconchegante possível! Já pensou em colocar um balanço na varanda? Tem uns modelos acolchoados no mercado, super confortáveis, e estas peças podem substituir as redes quando não houverem espaço suficiente para a instalação. Fica descolado, vai! 

VARANDA: TEM ESPAÇO, DÁ PRA FAZER!

A varanda goumert se encaixa aqui! Nela você tem espaço para fazer suas refeições, receber os amigos e a família confortavelmente. A variedade de possibilidades é imensa, pode optar por mesa + cadeiras, mesa + bancos, por balcão + banquetas altas. Seja para refeições rápidas ou apoio da churrasqueira, fica muito prático colocar um balcão! 
Além disso, pode dispor de um conjunto de sofás + tv e reunir a galera para assistir um jogo também.

Alguns apartamentos já são entregues com a bancada, pia e a churrasqueira, caso não tenha você pode optar por instalar uma bancada, o ponto de água é mais complicado, mas pode colocar uma churrasqueira elétrica ou a gás, dessas que ficam em cima da bancada mesmo. Então o churrasco de domingo tá garantido!

Agora as varandas estão complementando a sala de estar, algumas até mesmo com a ausência de paredes. Integração é a palavra do momento, quanto menos divisórias no ambiente, mais espaçoso fica. Quando o condomínio permite, pode-se fazer a retirada da parede que divide os dois ambientes e integra-los.

VARANDA x LAVANDERIA

Que os apês estão cada vez menores, isso nós já sabemos. Mas já imaginaram a lavanderia dentro da varanda? Pelo formato de alguns layouts mais tradicionais, a área de serviço é separada da varada apenas por uma parede. Nesses casos essa parede é completamente ignorada, o que deixa ambos espaços mais amplos, né? Caso isso te incomode, você pode embutir a lavanderia dentro de um móvel, ou improvisar uma divisória com um simples rolô, então enquanto você tá curtindo seu espaço de relaxamento, pode descer a persiana ou fechar as portas do móvel que tá tudo certo.

VARANDA: CANTINHO DO PET

E quem disse que o seu pet não vai ter um cantinho só pra ele? Eu tenho pet e moro em apartamento, então falo com propriedade. Deixar um lugar na varanda reservado para as necessidades do seu animalzinho é imprescindível, e a varanda é o lugar ideal já que possui um ralo de escoamento, o que facilita e muito na limpeza. Para delimitar a área deles, pode demarcar utilizando grama sintética, tapetinhos higiênicos ou pisos plásticos que sobrepõem o piso da varanda. Com eles a manutenção é simples, basta tirar para lavar e pronto.

Bom, uma coisa é certa: A varanda não deve ser um lugar esquecido! São muitas possibilidades para decora-la de acordo com seu estilo de vida. Já viu que o arquiteto faz milagre nesses lugares, né? Converse com seu arquiteto sobre seu programa de necessidades, não deixe a varanda de fora da reforma e voilá.

Beijos,

Manu

Postado por


 
ALINE FEITOSA

 
LAIANA PINHEIRO

 
LORENA PEDROSA

 
MANUELLA LEÃO

 
MILENA MOTA

 
RAFAEL SÁ

 
RAFAELA SANTOS

 
RENAN NASCIMENTO