Consultoria x Projeto

OLAR!

Começou o ano e a gente quer mudar a vida toda! Iniciamos as atividades físicas, dietas, cursos e, para completar a mudança, uma repaginada em casa sempre cai bem, né? Sabia que o arquiteto pode te ajudar de várias formas? Além do projeto – que é o mais comum – existe a famosa, porém ainda pouco utilizada em Manaus, consultoria. Quando você não precisa de um projeto completo e já gastou todo o décimo terceiro no Natal (acontece, migos!), ela pode te salvar!



A consultoria de arquitetura é ideal para o cliente que quer praticidade e soluções rápidas, podendo acontecer de diferentes maneiras. Pode ser uma ótima aliada pra quem está com pouca grana e quer resolver problemas pontuais: desde a compra de um terreno a melhorar a estética da sala. O arquiteto através de todas as suas atribuições, experiência e talento vai ser útil e vai te ajudar quando não precisar de obra civil, dando dicas e ideias para resolver sua vida, ou parte dela HAHA! 

Uma das maiores vantagens da consultoria (dependendo do serviço) é não precisar de reuniões presenciais, um e-mail, um simples WhatsApp pode resolver a distância que os separam. Depois de uma análise feita no local ou com as informações enviadas pelo cliente, o arquiteto enviará um relatório com dicas e ideias, melhorias de iluminação, ventilação ou circulação, indicação de mobília e pintura, acabamentos, revestimentos, decoração, conforme foi acordado em contrato. Com essas informações e sugestões de lojas e prestadores de serviços, você poderá fazer as pequenas alterações no ambientes sem erros.



É importante atentar que a consultoria não substitui o projeto, mas vai te dar o norte para tomar decisões quando há pouca interferência no espaço. Ela se resume em um relatório com inspirações e dicas para que você possa aplicar no seu ambiente, mas não contêm especificações técnicas. 

“Falando em projeto, e quando eu preciso dele?” Sempre que as modificações forem maiores e, principalmente, quando houver intervenção civil. Por exemplo: se eu for demolir uma parede, ou construir uma, um relatório escrito não vai me ajudar, certo? Precisamos de um desenho técnico, ou seja, precisamos de um projeto. É nele que estarão inseridas as especificações técnicas, quantidade de material e todas as informações para a obra. Para a construção ou reforma de um espaço, seja um prédio ou um ambiente, o arquiteto produzirá um caderno de projetos, onde estarão inseridas todas as informações necessárias para a boa execução. Ele indicará tudo: as medidas, o material, as cores, onde inicia a paginação de piso, o tipo de lâmpada, tudinho mesmo! Não deixando assim nenhuma dúvida para quem for executar.

Por ele ser bem mais detalhado, leva mais tempo para produzir e seu custo é maior que da consultoria. Falando em custos, todo mundo quer saber quanto custa $$$$! Mores, tudo vai depender do profissional contratado e da complexidade do trabalho a ser desenvolvido. Portanto, não tenham medo de orçar com o profissional que você se identifica!



Ainda ficou dúvidas de quando devo contratar um ou outro? Vamos para um exemplo prático: Se eu for comprar um terreno, trocar os quadros da minha sala ou pintar algumas paredes, eu não preciso de um desenho técnico para isso, certo? Então a consultoria me ajuda. BUT, se eu for construir uma casa, reformar um home theater (meu Deus! Como eu faço pra esconder esses fios?!) ou uma cozinha (troquei a bancada de lugar e ca-dê a saída de água??), eu preciso de um nível de informações bem maior, portanto, um projeto.

Esperamos ter esclarecido as dúvidas. Bjs, Lai e Rafaela.

Postado por


 
ALINE FEITOSA

 
LAIANA PINHEIRO

 
LORENA PEDROSA

 
MANUELLA LEÃO

 
MILENA MOTA

 
RAFAEL SÁ

 
RAFAELA SANTOS

 
RENAN NASCIMENTO