Dicas para o Natal

OLAR!

O Natal está chegando e a gente sempre quer a casa arrumada para receber a família e os amigos, certo? Mas agora, infelizmente, não dá mais tempo de grandes obras. E o que fazer então? Calma que a gente te ajuda! Com pequenas mudanças, rápidas e práticas, conseguimos fazer o ambiente parecer outro! E para isso, separamos algumas opções para vocês. 

Sabe aquela parede vazia e sem graça? Agora imaginem com uma composição bem legal de quadros! Outro visual, certo? Eles são peças chave que sempre inserem personalidade e charme a qualquer espaço, principalmente quando temos a opção de escolher as imagens, trazendo ao ambiente ilustrações e fotografias que são significativas pra gente (mas não é obrigatório!). As composições nos permitem essa brincadeira. Por exemplo: se você ama animais, pode colocar imagem de gato ou cachorro estilizados compondo com figuras geométricas ou frases.

A ideia é deixar bem misturado mesmo! Com diversos tamanhos, cores e molduras diferentes. Eles podem ser fixados (com pendurador ou até mesmo com fita dupla face, para quem não quer furar a parede) ou arrumados em pequenas prateleiras, criando uma composição moderna e dando uma cara diferente ao ambiente.

Papel/Tecido de Parede

Outra opção bem legal para mudar totalmente uma parede vazia! De fácil instalação, tanto o papel quanto o tecido de parede mudam o visual do espaço rapidamente, sem sujeira e sem estresse. Onde antes era uma parede branca e sem graça, transforma-se em uma parede de tijolinhos, estampada, floral, ou seja, do jeito que você quiser. E no mercado há milhares de opções! Você certamente vai encontrar uma que fique perfeito no seu ambiente. 


Pintura

O uso de quadros dá uma cara nova na sua parede sem graça, porém as vezes a parede em si não colabora, né? Não há quadro que ajude uma parede mofada, descascada, suja ou batida. Então o que fazer? Uma boa pintura resolve! Não é preciso pintar a casa toda de uma cor, mas sim brincar com as cores e fazer composições que combinem com seu gosto. Existem inúmeras maneiras de pintar uma parede e transformar imediatamente o espaço: aumentando volumes,destacando espaços, unindo divisões, entre outros. Mas relaxem, isto não é um bicho de sete cabeças! Entre algumas formas, podemos citar a monocromia, que é o uso de tons da mesma cor, sejam elas cores quentes, frias ou neutras, que se usadas de maneira correta podem transmitir o aconchego certo que você procura. Também podemos fazer o oposto e combinar cores diferentes, deixando o ambiente bem colorido e alegre. A imaginação é o limite. A dica para não errar é sempre usar cores complementares ou da mesma paleta, compondo sempre com a decoração.

RevestimentosEles estão em alta! De diversos tamanhos e materiais, os revestimentos conseguem adicionar uma dimensão extra a parede, com sensação de movimento e volumetria. E eles não ficam restritos a sala: podem ser aplicados na cozinha, no quarto, no lavabo e até em fachadas. E o mais legal: se forem nas versões de cimentícios ou gesso, quando enjoar é só pintar por cima. Isso mesmo, eles aceitam qualquer pintura, como uma parede comum. É uma ótima opção para quem gosta de volume, dando aquele efeito 3D, mas adora estar sempre mudando.


Iluminação
Ok, nesse prazo não conseguimos mais fazer um grande projeto de iluminação, mas podemos usar algumas luminárias que não precisam de obra e que deixam o ambiente muito mais aconchegante, evitando assim quebrar paredes para puxar pontos ou colocar interruptores. É o caso da luminária de coluna e do abajur. Se tivermos apenas uma tomada perto, nosso problema está resolvido! Além de ajudar a iluminar, eles são ótimos objetos de decoração, podendo até ser usados como pontos de cor, alegrando o ambiente.

Objetos de decoração

A cereja do nosso bolo! Já arrumamos tudo, mas ainda tem a sensação que falta algo? É a hora deles então: vasos, tapetes, almofadas, esculturas, livros e o que mais a nossa imaginação (e o bom senso, heim?) permitirem. Eles chegam para fechar com chave de ouro e dar o toque final ao nosso ambiente. Afinal, o que seria de um sofá lindo sem as almofadas? De uma estante trabalhada e vazia? Nada! Então vamos as dicas de como escolhe-los: 

  1. 1. Se o ambiente for pequeno, invista em belos e poucos objetos. Eles podem ser coloridos, de preferência usando tons já existentes no espaço, criando assim pontos de contraste ou em tons neutros, aumentando a sensação de amplitude.

2. Se a idéia for deixar bem colorido, escolha uma cartela de cores e não fuja dela.

3. Não espalhe muitos objetos. Isso cria a sensação de entulho e diminui o espaço. Prefira poucos com design diferenciado.

4. Se você for dessas pessoas que enjoam rápido das coisas, opte por trabalhar o colorido em peças pequenas. É mais fácil trocar as almofadas do que o sofá, certo?

5. E, principalmente, escolha uma decoração que te faz feliz. Objetos que te remetam boas lembranças, viagens e momentos. O importante é a sua casa ter a sua personalidade e não ser só capa de revista.

Rafaela, Rafael.

Postado por


 
ALINE FEITOSA

 
LAIANA PINHEIRO

 
LORENA PEDROSA

 
MANUELLA LEÃO

 
MILENA MOTA

 
RAFAEL SÁ

 
RAFAELA SANTOS

 
RENAN NASCIMENTO