Escolhendo os acabamentos das pinturas

OLAR!

Hi seguimores!

Quem já comprou tinta para pintar a casa levanta a mão? (EEEEEU). Já se depararam com a dúvida de qual tipo de acabamento escolher?
Acetinado? Fosco? Semi-brilho?  Se você ainda está inseguro sobre isso, pode continuar a leitura que a matéria de hoje é para você mesmo, bebê.

Bom, primeiro precisamos entender que estamos falando da famosa pintura acrílica, tá bom? Esse tipo de pintura, pode ser aplicado nas fachadas, áreas molhadas, concreto, amianto, blocos, estuque, reboco, massa acrílica, gesso, madeira e cerâmica, ou seja, quase tudo, né gente? Agora vamos ao que interessa.

Fosco

Esse tipo de acabamento é para quem gosta daquele efeito sem brilho nenhum, opaco.

Prós: Se você tem aquela parede toda “embarrigada” ou “remendada”, é uma ótima opção para disfarçar as imperfeições. É tipo o pretinho básico que disfarça a gordurinha. Ela também pode ser utilizada como lousa, devido sua superfície mais “aspera”;

Contras: Por ter um acabamento opaco, ela tem uma textura menos “plastificada”, o que dificulta um pouco na hora de limpar, então sugerimos pintura fosca somente para as cores mais escuras. Outro contra também é que ela não é muito resistente a umidade, devido a sua porosidade ela pode embolorar mais fácil, então esqueça para as paredes dos banheiros, cozinhas ou áreas de serviço.

Ambientes e áreas: Tetos são os queridinhos das pinturas foscas, mas elas também podem ser aplicadas nas paredes dos lavabos, quartos, salas etc.

Dicas de aplicação: Devido a sua porosidade e opacidade ela é ótima para dar retoques. Então você mesmo pode arrasar arrumando aquele defeitinho que não vai estragar a parede. Se joga!

Acetinado

É o meio termo entre o semibrilho e o fosco. Parafraseando a filósofa contemporânea Ângela Bismarchi: Nem quente nem frio, zero grau pra mim tá ótimo. Brincadeiras à parte, o acetinado tem um leve brilho e fica muito sofisticado.

Prós: Diferente do acabamento fosco, o acetinado é ótimo para limpeza e uma excelente opção para vários ambientes. Tem alta resistência também a algas e fungos (uma boa pros alérgicos de plantão).

Contras: Deve ser aplicado em paredes com o mínimo de defeito possível, o brilho mostra todas as imperfeições (é uó, mana!).

Ambientes e áreas: Salas, cozinhas, áreas de serviço, banheiros, quartos… Enfim, use e abuse!

Dicas de aplicação: Os retoques costumam ficar bem marcados, talvez você precise até pintar a parede inteira caso precise corrigir algum reparo. Então não vai ter como você se aventurar para arrumar dessa vez, chama o Sr Fulano que ele vai arrasar!

Semibrilho

Para quem gosta de tudo brilhando, esse é o acabamento certo! O semibrilho é sem dúvidas o mais resistente dos acabamentos. Tem um efeito mais reflexivo e bem elegante.

Prós: Altíssima resistência a tudo, inclusive a arranhões, fungos, umidade e ótimo para limpeza. Também pode ser usado nas áreas externas.

Contras: Assim como a acetinada, mostra todas as imperfeições, por isso é necessário que a parede esteja toda bonitinha.

Ambientes e áreas: Gente, essa aqui dá para usar em todos os lugares meeeeesmo, em ambientes mais úmidos, fachadas e áreas externas também. Também pode ser utilizada em portas, janelas e rodapés. O famoso pau pra toda obra!

Dicas de aplicação: Quanto mais demãos tiver, mais brilhosa a parede vai ser, portanto fique de olho para sua parede não ficar tão brilhosa quanto um espelho. (Calma que não fica tão brilhosa assim não! Hahaha)

Metalizado

Esse é aquele efeito lindo que, como já diz o nome, é metalizado mesmo. Olha que surpresa! É bem brilhante e tem um efeito decorativo, vai chamar bastante atenção! Nós amamos!

Prós: É bem resistente, semelhante a acetinada e a semibrilho. Boa para limpeza e também pode ser utilizada em áreas úmidas.

Contras: Como todas as pinturas brilhantes, mostra todas as imperfeições, então já sabe né? Tudo nos “trinks” para receber a pintura!

Ambientes e áreas: Onde você quiser, mas melhor não arriscar nas áreas externas.

Dicas de aplicação: Por se tratar de um efeito decorativo, chame um profissional com bastante habilidade para fazer este tipo de acabamento, afinal, se for para chamar atenção, que chame pela beleza e não porque não deu certo!

That’s All Folks

E aí pessoal, deu para aprender um pouco sobre os acabamentos das pinturas? Já sabe qual acabamento combina melhor com seu ambiente? Se ainda tiver dúvidas, fale com seu arquiteto, ele com certeza saberá te ajudar.

Beijoca =*

Postado por


 
ALINE FEITOSA

 
LAIANA PINHEIRO

 
LORENA PEDROSA

 
MANUELLA LEÃO

 
MILENA MOTA

 
RAFAEL SÁ

 
RAFAELA SANTOS

 
RENAN NASCIMENTO