Estilo Escandinavo na Decoração

OLAR!

Afinal, o que é esse tal de Escandinavo que se tornou tendência na decoração? O estilo escandinavo, nada mais é do que um estilo clean e minimalista, que remete à países como Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia e Islândia, que são países que possuem uma condição climática bem diferente do Brasil, com dias curtos, escuros e quase sempre nublados, o que demanda cores claras, que tragam luz para os ambientes.

E haja luz! Assim foi criado mais um estilo queridinho, inspirado no nórdico, o Estilo Escandinavo é básico, contemporâneo e veio para ficar. Sou muito suspeita, porque é muito meu crush! Então vou dar umas dicas de como deixar seu ambiente mais escandinavo. Vem comigo!







A sobriedade é necessária e para seguir a linha, a melhor escolha é cor neutra e sóbria. Aposte no branco, no bege, nude e off-white. Pode usar outros tons pasteis como complemento, tipo alguns tons de cinza, o azul bebê e o rosa millenial.  Além das cores, você pode usar texturas que remetem à natureza, é bastante comum utilizar madeira, crochê, lã, algodão e pedras. E o tijolinho não fica de fora, principalmente o branco envelhecido.

Outra característica marcante é colocar uma plantinha pendurada ou no cantinho. Sempre vai ter uma vida dentro do ambiente. Que vai ajudar a quebrar o excesso do pálido. Muito branco também não fica legal.

E para romper com a monotonia do ambiente é apostar em quadros, fotografias, livros ou acessórios coloridos. Isso sem falar naqueles elementos característicos do estilo, que
foram listados acima. A composição traz vida, aconchego e conforto. A minha dica é: Os quadros não precisam das paredes! O bacana aqui é fazer uma composição que pareça que você acabou de se mudar, então tá liberado deixar o quadro no chão! E quando instalados na parede, não se preocupe com centralização, fica um charme!

As características são simples assim como o estilo, não queira enfeitar todas as paredes, não queira encher de móveis, de brilho ou cores vibrantes, o escandinavo não é
isso. Ele é um estilo com cara de ambiente limpo, confortável e sempre iluminado! Nada enclausurado. Por falar nisso, a maioria dos projetos prioriza ambientes integrados, como a sala e a cozinha. O que naturalmente, deixa tudo mais amplo e claro. Vale ressaltar que, se a cozinha está integrada à sala, é interessante seguir o mesmo estilo na decoração: escolha dos móveis, eletrodoméstico, revestimentos, etc.

E para conseguir o efeito iluminado: Janelões. Caso você more em apê, opte por cortinas mais fininhas e leves, tons claros que não escureçam o ambiente. Vale luzes artificiais também, escolha as mais potentes e branco quente. Sempre de olho na composição para não criar sombras e escurecer o ambiente. Para quem tá construindo, é interessante
pesquisar iluminação natural zenital.

O que mais me chama atenção nesse estilo é a simplicidade, o escandinavo passa seu recado de forma simples e tocante, não peca por excesso de detalhes. Estilo versátil, que deixa o proprietário imprimir sua personalidade. E aí, vocês curtiram esse estilo?


Beijos,

Manu

Postado por


 
ALINE FEITOSA
aline@olar.com.br

 
LAIANA PINHEIRO
laiana@olar.com.br

 
LORENA PEDROSA
lorena@olar.com.br

 
MANUELLA LEÃO
manuella@olar.com.br

 
MILENA MOTA
milena@olar.com.br

 
RAFAEL SÁ
rafael@olar.com.br

 
RAFAELA SANTOS
rafaela@olar.com.br

 
RENAN NASCIMENTO
renan@olar.com.br