Forros – Gesso Acartonado

OLAR!

Você ja se encontrou na dúvida de qual tipo de forro usar na sua casa? Ou pior, nem sabe quais existem no mercado? Calma, meu amigo, aqui no Olar nos vamos ajudar você a entender onde, como e porque usar cada um deles. Essa matéria será a primeira de uma série de postagens que abordará cada tipo de forro, começando pelo famoso e queridinho gesso acartonado. Depois dessa matéria você não vai mais ficar com aquela cara de paisagem quando seu arquiteto falar sobre o forro da sala (kkk). Vamos lá!

PROFISSIONAIS:

Primeiro de tudo! Não contrate o famoso “faz tudo” que diz que é pintor, eletricista, cozinheiro, mecânico e etc. Ser gesseiro é uma especialização que deve ser tratada de maneira individual. Sei que é tentador fechar vários serviços com uma pessoa só para poupar dinheiro ou até mesmo evitar a procura de profissionais, mas vai por mim, a dor de cabeça de ver todos os serviços sendo mal executados não vale o dinheiro “economizado”. Então antes de qualquer coisa, contrate bons profissionais.

MAS O QUE É ESSE TAL GESSO ACARTONADO?

O gesso acartonado é um tipo de forro que utiliza chapas drywall com 1cm de espessura e são compostas de gesso, água e aditivos. Essas placas podem ser encontradas de diversos tamanhos, e geralmente são mais utilizadas em ambientes que requerem um acabamento mais fino e moderno como banheiros, cozinhas, salas, quartos e etc, quase tudo né?

obs: maaaas também existem as placas de gesso acartonado resistentes à umidade (RU) que tem a cor verde como principal característica. Eles são ótimos para áreas externa, então fique atento.

MATERIAL UTILIZADO:

Agora que você ja conhece o gesso, saiba que ele não se instala sozinho. Vamos conhecer o restante do material usado para executar essa belezura.

– Perfis de aço galvanizado

São aquelas peças longas em forma de trilho sabe? Elas cumprem duas funções aqui: sustentar as chapas de gesso e se prender aos tirantes.


– Tirantes

São peças finas de aço que se prendem na laje ou na estrutura do telhado.


– Suportes niveladores

Fazem o alinhamento do forro.


– Tabicas ou “famosas” juntas de dilatação

São molduras ao redor do teto inteiro que separam o forro da parede, evitando rachaduras.

EXECUTAAANDO:

1- Consultar o projeto do arquiteto né? Ninguém vai fazer nada sem saber todos os detalhes especificados.


2- Agora a empresa encarregada da execução do forro vai fazer a paginação dos perfis metálicos de acordo com as dimensões da chapa de gesso que vai ser instalada, de maneira que ocorram o mínimo de desperdício nos cortes.


3- Parafusaaando.

4- Com o forro praticamente instalado, é feita a colagem das fitas de junção que são usadas para melhorar o acabamento entre as placas.


5- Nos finalmentes vem a aplicação de massa para deixar o forro bem lisinho, só aguardando os acabamentos final na parte de pintura.


6- Comemore. (essa etapa é opcional)

VANTAGENS:

–  Execução rápida e mais limpa do que os outros estilos de gesso, pois é feita de maneira “seca”, ou seja, não necessita de água ou argamassa para a instação.

– Pouco entulho.

– Estrutura leve, pode até mesmo ser instalado sem laje, apenas suportado pelas estruturas que sustentam o telhado.

– Espessura fina que facilita muito na criação de sancas, cortineiros e etc.

– Fácil instalação de luminárias embutidas.

– Não racham com facilidade.

CURIOSIDADES:

Você sabia que existe o forro híbrido entre o gesso acartonado e o gesso convencional? Sim, existe, ele é chamado de FGA ou Forro Gypsum Aramado. Ele usa placas de gesso acartonado sem a necessidade das estruturas em perfis, ja que o sistema de instalação é muito similar ao do forro de gesso em placas, ou seja, com sustentação por arames. A grande vantagem é que por utilizar o gesso acartonado, ele não amarela, não trinca com facilidade e é bem mais rápido e limpo de executar, mas é mais recomendado para áreas pequenas como banheiros, escritórios e quartos.

INSPIRAÇÔES:

Agora, não seríamos o Olar se não colocássemos várias inspirações para vocês se empolgarem né? Então segura a surra de imagens!

Rafo

Postado por


 
ALINE FEITOSA

 
LAIANA PINHEIRO

 
LORENA PEDROSA

 
MANUELLA LEÃO

 
MILENA MOTA

 
RAFAEL SÁ

 
RAFAELA SANTOS

 
RENAN NASCIMENTO