Home Office

OLAR!

Você trabalha ou leva trabalho pra casa? Precisa estudar para as provas mas a mesa da sala está sempre ocupada? Então vem comigo que hoje vamos falar de “Home Office”! BUT, whaaaat?! Para quem não sabe, esse nome bonito significa nada mais do que seu ambiente de trabalho dentro de casa.

Humm, aí você pensa: Trabalhar em casa?  Moleza! Pego o computador, ponho ali no sofá e trabalho comendo pipoca e assistindo minhas séries favoritas!! Só que não! Mais do que nunca, você vai precisar de dedicação e organização, senão a coisa desanda. Sendo assim, o ambiente doméstico precisa se adaptar e tornar-se mais flexível, sem perder o charminho. Inclusive, vou te mostrar que não precisamos de espaços enormes para ter um lugar super charmoso e que extraia o máximo da sua produtividade. Afinal, trabalho é algo que se faz, não um lugar para onde se vai. E quem consegue administrar seu tempo e produzir com qualidade no home office acaba trabalhando melhor e aproveitando muito mais a vida. #dica!

Não tem como engessar um modelo (ainda bem!), porque cada lugar deve ficar com a cara do dono e ser funcional de acordo com a atividade a ser desenvolvida, além do que, depende do espaço que se tem em casa. Pode ser preto, branco, escuro, claro, clássico, moderno, vintage, modulado, caveletes, paletes… o que sua imaginação mandar!

Um fator muito importante é o conforto e a ergonomia, afinal você vai passar horas sentado na mesma posição e precisa ter um mobiliário com alturas certas e apoio de descanso de pés, por exemplo. O ideal é que sua mesa tenha profundidade de 0,70m e pelo menos 1,00m de largura, pra você não se sentir dentro de uma caixinha, mas se você vai usar o espaço para estudar de maneira eventual ou executar tarefas rápidas, as lindas cadeiras de designers são sucesso!

Já vimos em outros posts o quanto Iluminação é essencial na vida do ser humano e faz toda diferença quando o assunto é trabalho, e aqui não poderia ficar de fora.  Porém, vamos falar só um pouquinho porque…  SPOILER ALERT! Semana que vem vamos falar sobre iluminações específicas.

A iluminação da bancada deve ser confortável, focada na mesa de trabalho, evitando assim sombras e ofuscamentos indesejáveis.

Se você é um agraciado com a benção do m² e tem aquele cômodo sobrando, levante as mãos pro céu! Em cômodos maiores podemos abusar dos armários e prateleiras para deixar todas as bugigangas arrumadas, livros, pastas e documentos. O bom é que, se sobrar espaço, ainda rola colocar uma poltrona ou um sofá para hora do descanso, afinal, o cabra não é de ferro e precisa ter tempo pra olhar as redes sociais de vez em quando (kkkkkk).

Mas se você for um mero mortal que tem pouco espaço sobrando ou quase nada, calma! Temos solução pra tudo, estamos aqui pra te mostrar que você pode montar seu cantinho lindo e gostoso. A dica de ouro é: abuse do seu espaço vertical, encha de prateleiras, use cores claras, neutras, deixe as cores escuras para detalhes ou paredes que ficarão atrás de você, para evitar que cause incômodo visual. Evite locais enclausurados, com pouca iluminação ou ventilação devido a sensação de confinamento. Afinal, o que antes era seu local de refúgio, agora virou também seu trabalho. 

Sabe aquele espaço ao lado da cama que só serve pra pegar uma poeirinha? Cada vez mais está sendo trocado o criado mudo por uma bancada de trabalho. O bom é que, se a preguiça bater, a cama estará a um passo. 

E aquele espaço ocioso debaixo da escada que sua mãe insiste em fazer o famoso jardim de inverno (em Manaus RISOS)? Já era! Vamos dar uma verdadeira utilidade pra ele!!

Brincadeiras à parte, uma ótima alternativa para dar vida ao seu home office é o cultivo de plantas. Além de deixar muito mais inspirador, plantas melhoram o ar interno, diminuindo cerca de 20% da poeira.

Não quer mostrar a bagunça? Dá pra fechar as portas e voltar pra casa? Dá sim, senhor. No Brasil ainda é pouco usado, mas em alguns países, embutir o escritório no armário é comum e super útil. Ótimo para esconder as partes do escritório que ninguém quer ver.




O mais comum de se ver são as bancadas dentro dos quartos, onde geralmente já sobra um espacinho e não fica à vista das visitas da casa. O ideal é que o estilo acompanhe os demais móveis do quarto, pra criar um ambiente harmônico.

Agora se sua varanda é subutilizada e tem uma vista para descansar o olhar, corre pra lá, mana! O contato com o exterior é uma excelente fonte de inspiração e produtividade. A iluminação natural é umas das maiores vantagens de ter um escritório na varanda, trabalhar com esse conforto visual é excelente para muitas horas de trabalho, porém o sol, em algumas regiões, não é fácil, então não se esqueça de colocar uma cortina para conseguir controlar a luminosidade e o calor. Uma observação importante é que o sol não pode refletir na tela do computador, o ideal é que a posição da mesa permita a vista do lado externo.

Independente de sua escolha, o uso de cores claras e neutras nas paredes é sempre indicado, para dar sensação de amplitude e limpeza, mas como não existem regras, que tal pintar de preto e já utilizar para fazer uma lousa? Fica lindo e todos os compromissos ficam à vista, além de que algumas cores estão relacionadas à criatividade, como o amarelo e o laranja. Já os azuis e verdes trazem calmaria, ótimo para os ansiosos. 

Agora, é impossível falar de home office e não falar em organização. Uma coisa precisa caminhar com a outra, então abuse de gaveteiros, lousas, planners, moodboard, armários, prateleiras, caixotes e o que mais sua necessidade disser. Procure colocar elementos que imprimam sua personalidade, estimulem sua criatividade e raciocínio. Pode ser com quadros, murais, aquela coleção de gibis, fotos etc. 

Como puderam ver, há várias opções de acabamentos e estilos para deixar o seu canto com a sua cara. Eu espero ter aflorado as ideias de vocês e estejam prontos pra chamar o arquiteto e botar tudo em prática. Aquele espaço bagunçado e feio é coisa do passado!! Beijos!!

Por Laiana.

Postado por


 
ALINE FEITOSA

 
LAIANA PINHEIRO

 
LORENA PEDROSA

 
MANUELLA LEÃO

 
MILENA MOTA

 
RAFAEL SÁ

 
RAFAELA SANTOS

 
RENAN NASCIMENTO