Iluminação Comercial: O que você precisa saber

OLAR!

Hi seguimores, hoje vamos falar sobre algo que amamos e é uma das nossas maiores paixões! ILUMINAÇÃO. (GRITOS EUFÓRICOS). Mas não sobre qualquer uma, vamos focar nos espaços comerciais! Então se você tem uma loja ou está pensando em investir no comércio, você PRECISA, ler essa matéria.

Ainda que muita gente não perceba, a iluminação é uma das peças principais em um ambiente comercial, ela pode fazer com que o público alvo seja atraído ou não, também determina sua permanência e comportamento no lugar. Como nós somos muito maravilhosos, hoje vamos te contar o que é crucial para que a iluminação do seu espaço seja um sucesso.

Vitrine

Como é o cartão de visita de qualquer loja, a vitrine precisa ser convidativa e a iluminação deve colaborar para que esse objetivo seja atingido. Para elas, é interessante que a iluminação seja direcionada e tenha um bom índice de reprodução de cor (leia mais aqui), afinal ninguém quer ver algo na vitrine de um jeito e no provador ser de outro. Evite que a iluminação venha somente do piso, pois pode deformar visualmente o produto devido o sombreamento. Uma boa opção é por as lâmpadas de LED, pois as dicroicas e alógenas podem queimar ou desbotar o produto devido ao calor que dissipam.

Temperatura de cor x Público

Sem dúvidas a temperatura é um fator primordial para um bom projeto de iluminação em espaços comerciais (leia mais aqui). Quanto mais quente for a temperatura, mais aconchegante será o espaço e consequentemente o público terá uma permanência maior no local por sentirem mais acolhidos. Lojas que possuem produto de maior valor agregado, como grifes e joalherias, tendem a escolher iluminação quente, pois cria uma atmosfera mais convidativa. Já as lojas de departamento e supermercados, optam por uma iluminação mais fria ou neutra, pois precisam que o espaço funcione como um “fastfood” onde o tempo de permanência é reduzido e as pessoas precisam estar num ritmo mais acelerado.

Destaque

Mais que em ambientes residenciais, os comerciais têm muito a destacar, mas precisamos saber dosar e mostrar o que é realmente importante. Sabe quando você chega em um ambiente e fica incomodado com a quantidade de luz? Pois então, se não tomarmos cuidado, pode acontecer um desconforto e o ambiente se torna iluminado demais, causando ofuscamento.

Existem diversas maneiras de destacar os produtos, desde iluminação no próprio mobiliário (nichos, prateleiras, cabideiros), luminárias de parede (nossas amadas arandelas) e até a forma mais convencional com os spots. É interessante quando podemos aplicar mais de um recurso, porque evita o sombreamento e o produto pode ser melhor valorizado.

Da mesma forma que temos que ter cuidado com lâmpadas que dissipam calor posicionada nas vitrines, temos que ter cuidado redobrado para iluminar algum produto no interior da loja. O calor constante pode desbotar, danificar ou até mesmo alterar a resistência do material iluminado. O LED pode e vai te salvar nessa situação! Sabe aquele produto brilhoso? Pois é, temos que ter um cuidado especial para que ele não reflita a luz e provoque ofuscamento no observador.

Bom pessoal, por hoje é só, nunca se esqueça que a iluminação é MUITO IMPORTANTE para o sucesso do seu projeto, portanto contrate um profissional que entenda do assunto, com certeza ele irá se atentar a todos esses detalhes e saberá harmonizar a decoração com a iluminação para que tudo fique lindo e funcional!

Beijos de luz!

Renan.

Postado por


 
ALINE FEITOSA

 
LAIANA PINHEIRO

 
LORENA PEDROSA

 
MANUELLA LEÃO

 
MILENA MOTA

 
RAFAEL SÁ

 
RAFAELA SANTOS

 
RENAN NASCIMENTO