Quarto para irmãos: menino e menina

OLAR!

Olar, papais e mamães queridos, estou de volta com os posts sobre projetos infantis. E hoje vamos falar sobre quartos compartilhados para casal de irmãos, que é um tema super procurado porque os pais ficam doidinhos em imaginar como agradar a gregos e troianos (os filhos kkk), sem tornar uma bagunça! Se você também tem essa dúvida, corre e chama logo o arquiteto, mas antes vem comigo que vou te mostrar algumas dicas e fotos de inspiração.




Acomodar duas ou mais crianças em um mesmo ambiente não é uma tarefa fácil, ainda mais sendo de sexo e idades diferentes, mas ao mesmo tempo é uma ótima oportunidade de ter um ambiente vivo, com muita diversão, brincadeiras e brigas rs. E o mais legal nessa decoração é que não existem regras, o importante é acomodar bem os filhos, de forma que tenham conforto e funcionalidade no quarto. Muitos pais optam por esse crescimento junto, acreditando que dividir quarto pode ser muito divertido e educativo para as crianças, assim elas aprendem a respeitar o espaço dos outros, a conviver e a dividir, além de se sentirem mais seguras na hora de dormir. E, pra mostrar que podemos unir os irmãos desde o berço, olha que legal esses quartos abaixo:


Se seus filhos já estão crescidinhos e sabem escolher, uma dica muito legal é convida-los a fazer parte do projeto, incentive-os a participarem da escolha de cores, decoração, móveis, porque assim, mesmo sendo compartilhado, terá a cara de cada um.


Quando pensamos em quartos de crianças já imaginamos muitas cores, alegria e diversão, não é mesmo?! E quando esse quarto é para um menino e uma menina, podemos pensar sim em dividir em azul e rosa (ou a cor que eles preferirem), ou todo colorido ou uma cor neutra que sirva para ambos, abuse das tintas. O importante é ter harmonia e equilíbrio, misturando bem os elementos, principalmente que as necessidades e conforto dos ocupantes sejam a prioridade.


Outra opção bacana e que adoramos é o uso de estêncil ou adesivos personalizados, mantas vinílicas, que podem ir da parede ao chão dando um charme especial e único, decorando de forma simples e prática.


E, com a diminuição do m² nas residências atuais, quem tem espaço é rei. Porém, hoje em dia o que não falta são ideias muito bacanas de ambientes pequenos com espaços super aproveitados e otimizados para todo tipo de atividade. Antigamente, o bom e velho beliche era um elemento de decoração não muito bem visto por causa de seu design, digamos, feio arcaico. Mas isso é coisa do passado, hoje dispomos de um universo de modelos, que vai além da imaginação dos pequenos, tornando os quartos ainda mais lindos. Só é preciso ficar atento ao pé direito do ambiente para garantir o conforto da criança que dormirá na parte superior. E, o bom é que ainda dá para pôr uma bi cama na parte inferior do beliche, gaveteiros, área de estudos e até brinquedoteca.




E para aqueles que gostam mesmo é de dormir perto do chão, e com espaço sobrando, podemos dispensar o beliche e usar camas individuais, podendo posiciona-las em posições diferentes para dar um ar mais despojado ou até mesmo para melhorar layout, ou caminhas lado a lado no molde tradicional, o importante aqui é sair da mesmice e tentar trazer pra dentro de casa um quarto compartilhado com muito charme.




Agora se tem um item indispensável em quartos compartilhados, se chama organização. É muito importante que cada criança tenha seu espaço, e que ele seja só seu. Cabides, caixas para brinquedos, cômodas, guarda-roupas e escrivaninhas individuais estimulam os pequenos a guardarem seus objetos, manter o quarto sempre em ordem e evitar os conflitos constantes.


Outro item muito importante para o desenvolvimento infantil é juntar a hora de brincar e, com isso fornecer estímulos para o desenvolvimento infantil. Um espaço de leitura é perfeito para a criança fazer a tarefa de casa e também para desenhar, escrever e pintar quando tiver vontade. Outra dica de decoração que já demos várias vezes por aqui, é o uso de parede como lousa, além de não sair de moda, estimula a criatividade.




Gostaram? Estou adorando escrever sobre esse universo infantil, espero que vocês tenham gostado das dicas e estejam cheios de ideias para o quartinho dos filhotes.

Beijos,

Lai, Manu e Aline.

Postado por


 
ALINE FEITOSA

 
LAIANA PINHEIRO

 
LORENA PEDROSA

 
MANUELLA LEÃO

 
MILENA MOTA

 
RAFAEL SÁ

 
RAFAELA SANTOS

 
RENAN NASCIMENTO